Como registrar teleconsulta no e-SUS APS

teleconsulta

No tutorial abaixo será apresentado como registrar a teleconsulta no e-SUS APS. Confira o passo-a-passo.

Objetivo

Tendo em vista às recomendações do Ministério da Saúde (MS) para prevenir e reduzir a propagação do Covid-19 (Novo Coronavírus) e, manter a segurança do cidadão e do profissional da saúde, foi autorizado o uso de tecnologias da informação e também comunicação para realizar as chamadas Teleconsultas. Visando assim proporcionar o atendimento dos profissionais de saúde de nível superior da Atenção Primária por meio de tal ferramenta.

Como fazer o Registro?

Para registrar os dados da teleconsulta nos sistemas e-SUS APS com Coleta de Dados Simplificada (CDS), primeiro deve seguir a recomendação do registro dos dados das fichas de atendimento individual conforme orientação que consta no manual do sistema CDS. Sendo, no caso uma teleconsulta registrar o local de atendimento como: “6-outros”.outros

Caso na sua unidade utilize-se sistemas e-SUS APS com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), recomenda-se que após finalizar a Teleconsulta faça-se o registro no PEC utilizando o recurso de “Registro Tardio do Atendimento”.

registro tardio

Em seguida, adicone o cidadão na lista de atendimento para o registro tardio.

Agora siga os passos listados abaixo:

registrando esus

Logo após, efetue o registro do paciente normalmente conforme as orientações do Manual do Sistema com PEC.

Referências

e-SUS Atenção Primária – Ministério da Saúde.

 

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